sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fases seguintes da implementação da nova coluna

Após a implementação da nova coluna no ATLASCAR, as fases seguintes a realizar são:

  • Desenvolvimento e implementação de um sistema de leitura de posição da coluna utilizando um potenciómetro
  • Implementação de um sistema de controlo do motor eléctrico que permite definir a posição da coluna

Este sistema funcionará de acordo com os seguintes aspectos:

A. Controlador PID: É aplicado a um controlador PID um sinal externo, que devidamente calibrado é proporcional ao deslocamento angular a transmitir à coluna. Este controlador PID terá que ser adquirido e devidamente programado, de modo a que permita uma curva de resposta aceitável ao objectivo pretendido. O motor em questão é alimentado a 12V (valor standard).

B. Sensores e Realimentação: O controlador, ligado ao motor da coluna, envia-lhe uma tensão que o activará. Simultaneamente, o sensor de posição medirá o deslocamento angular da coluna e realimentará o PID com um sinal proporcional a esse deslocamento. Assim, implementa-se o controlo em posição do motor.

C. Actuação Humana: Em relação a este ponto, após análise do modo de funcionamento das colunas de direcção actuais, prevê-se que já exista um sensor de binário acoplado às colunas assistidas electricamente que indique o esforço que o condutor está a executar. Assim, a unidade de controlo detecta em que direcção é que o condutor o está a accionar, permitindo ao motor que auxilie o movimento. Deste modo, o sinal do sensor de binário pode ser utilizado neste projecto, permitindo que o motor deixe de ser actuado quando houver acção humana. De qualquer modo, como medida de segurança, poderá também definir-se a potência máxima do motor, através da limitação da corrente máxima que o motor vai dispor, sendo que o binário exercido pelo condutor, se em sentido contrario ao do motor, faz com que o motor solicite uma potência maior.




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